Texto publicado, originalmente, no fã clube brasileiro do Manchester United.
Ao falarmos em futebol, logo lembramos dos jogadores mais bem remunerados, das contratações milionárias e dos gols mais bonitos que assistimos. É raro destacarmos o trabalho de um treinador como o grande fator de uma conquista. Dificilmente percebemos o quanto um técnico pode acrescentar para a prática deste esporte. Porém, Alex Ferguson é o oposto disso tudo e pode ser considerado um dos personagens principais da história de um clube. Estar no comando há tanto tempo é algo raro no futebol, principalmente no Brasil, que observa a ruína de profissionais a cada derrota dos seus respectivos times.
Alex Ferguson pode e deve ser considerado o principal responsável por promover o nome do Manchester United ao topo, consagrando o clube como um dos mais conhecidos e bem sucedidos do planeta. Mascar seu "chicletinho" durante todas as partidas está longe de ser a única marca do seu trabalho. O "velhinho" é o grande autor da reformulação ocorrida no clube no fim dos anos 80. A remodelação na estrutura do grupo de jogadores e da política de contratações foi responsável pela construção de gerações que possibilitaram inúmeras conquistas. Além disso, como treinador, ninguém ganhou mais títulos do que ele na história do futebol inglês. Nenhum outro técnico permaneceu por tanto tempo no time de Old Trafford. Foi o primeiro técnico de um time inglês a ganhar a Tríplice Coroa (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League).
Ferguson ultrapassou Sir Matt Busby, e agora é o técnico mais longevo da história do United / Site oficial Man Utd
O 19º título do Campeonato Inglês foi o ápice dessa trajetória vitoriosa. Se no início da década de 90, alguém tivesse a audácia de falar que o United ultrapassaria o Liverpool em número de títulos ingleses, certamente, seria considerado um tremendo desvairado. O último título dos Reds, em 1990, deixava o placar em 18 a 7 para o time da terra dos Beatles. E, para completar, o United não conquistava a competição desde 1967. Entretanto, hoje, 21 anos depois, o marcador é 19 a 18 para os Red Devils.
Portanto, com tais fatos e conquistas, ouso a dizer que, até hoje, ninguém é maior do que Sir Alex Ferguson na sua área de atuação. Homenagens, prêmios e reverências são fundamentais para premiar a carreira de um homem que, com o tempo, aprendeu a vencer e tornou-se referência na sua profissão. Faltarão premiações e condecorações para simbolizar tudo aquilo que Sir Alex Ferguson é, não só para o Manchester United, mas também para o futebol. Responsável pela seguinte frase: "Nenhum jogador é maior do que o clube", ele tem razão. Nenhum jogador é maior, porém ele mesmo provou que um treinador pode ser tão grande ou até maior que um clube. Parabéns, Sir. Que esse casamento vitorioso com o Manchester United dure por muitos anos.
"Se por trás de todo homem existe uma grande mulher, por trás do United existe mais que um excelente treinador, existe alguém que ama o que faz e tem sucesso comprovado".
SAF, como é chamado entre os torcedores, também tornou o United a equipe com mais títulos ingleses da história / Site oficial Man Utd
Um escocês de 69 anos, ganhador de quase 40 troféus que está há um quarto de século comandando um dos maiores clubes do planeta. Mais de 1.400 partidas, tornando-se, assim, o treinador que permaneceu por mais tempo à frente do Manchester United. Este é Sir Alex Ferguson, que, no último sábado, 5, completou 25 anos à frente do time vermelho de Manchester.
Confira vídeo em homenagem a carreira do Sir abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário