segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Produção de cerveja gourmet em São Pedro

Tulipa Red Lager.
Foto: Thiago Sanchez Gaspareto
Saudações leitores do Alfa PUB.

Peço desculpas pela escassez de postagens nessa semana, devido a alguns problemas técnicos, logísticos e uma pequena crise de criatividade. Mas seguimos então com um tema ébrio para re-estrear o blog, que, como vocês vêem, está de cara nova.


Pilsen ou Red Lager?

Cerveja. Assunto e bebida comum no universo masculino, não poderia deixar de aparecer no Alfa PUB, então aproveitei a cervejaria aqui da cidade de São Pedro-SP, a Halb Zehn Bier, para buscar      conhecimento sobre o néctar sagrado.

Tulipa Pilsen.
Foto: Thiago Sanchez Gaspareto
A Halb Zehn Bier produz dois tipos de cerveja: a Pilsen e a Red Lager. 


A Pilsen é preferência nacional, segundo o mestre cervejeiro Domingos Mazzeo Jr. Por ser mais leve e suave, adequada ao clima tropical, você acaba consumindo em maior quantidade. Totalmente diferente a Red Lager, que pode ser chamada de cerveja gourmet e, de acordo com Mazzeo Jr., é indicada para quem gosta de degustar bebidas refinadas. Essa cerveja se caracteriza primeiro por ser mais escura que a Pilsen e bem mais encorpada. Outra característica instigante é que ao engolir a Red Lager você não fica com aquela sobra de sabor amargo na boca, um aroma levemente doce se mantém durante algum tempo, o que torna mais apreciativa a degustação.


Esses dois tipos de cervejas produzidas pela Halb Zeh Bier seguem a linha das cervejas europeias - mais encorpadas e saborosas - que se deve a exigência dos consumidores, segundo Mazzeo Jr., que buscam por produtos de qualidade superior ao que estamos acostumados no padrão nacional. O preço da cerveja é bem acessível, cada tulipa, seja de Pilsen ou Red Lager, custa R$ 3,50, ou seja, só não bebe uma cerveja de qualidade quem não quer.

Mazzeo Jr. faz parte da segunda geração de cervejeiros da família, pois o pai foi um apaixonado pela profissão, com quem começou a trabalhar aos 14 anos. Chegou a exercer a função na fábrica da Caracu, em Rio Claro, que depois passou a ser da SkolBrahma até a união das cervejarias que formou a AMBEV, onde se aposentou. Confira a seguir a entrevista com o mestre cervejeiro.





De acordo com Mazzeo Jr., o Brasil é autossuficiente na produção do malte para cerveja, porém a maior parte da produção é comprada pela AMBEV. A compra do malte que sobra gera uma concorrência entre as cervejarias independentes que necessitam dessa matéria prima. Por esse motivo e também pela busca de qualidade superior, a Halb Zehn Bier importa malte da Alemanha.



Balcão do bar: onde você pode ancorar
e degustar a cerveja.
Foto: Thiago Sanchez Gaspareto
Conversei também com o gerente e responsável pelo marketing da empresa, Donizete Lima, que contou sobre a história da Halb Zehn Bier e algumas curiosidades.

A cervejaria nasceu da parceria entre o Domingos Mazzeo Jr. e seu amigo Claúdio Gimenez, inaugurando o estabelecimento em 2010.

Os tanques de fermentação ao fundo
formam um cenário peculiar. As cervejas
são produzidas no local.
Foto: Thiago Sanchez Gaspareto
Segundo Lima, o nome da cervejaria foi sugerido por Cláudio, baseando-se no horário da maioria dos brew pubs germânicos, especialmente na região de Munique, que abrem tipicamente às nove e meia da manhã, ou seja, halβ zehn. O nome também pode ser relacionado à qualidade da cerveja, pois como nada é absolutamente perfeito, o chope halb zenh não é nota dez, mas com certeza merece um nove e meio.



Serviço

Tanques de fermentação.
Foto: Thiago Sanchez Gaspareto
A cervejaria Halb Zehn Bier fica na Avenida dos Imigrantes - 647, São Pedro-SP.
Fone: (19) 3483-3009. Perfil no Facebook.


Veja no mapa abaixo como chegar...


Visualizar Cervejaria Halb Zehn Bier em um mapa maior

Um comentário: